Clínica Expressão

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Clínica Expressão

Fonoaudiologia Clínica e EscolaR

Oferecemos atendimento personalizado, com técnicas e procedimentos adequados para cada indivíduo, por meio de profissionais especializados e capacitados na área de Fonoaudiologia.

“A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.”

https://www.abcdasaude.com.br/

Missão

Oferecer serviços com humanidade, ética e excelência para pacientes e empresas parceiras, buscando sempre melhorias para resultar um atendimento além das expectativas.

Visão

Ser uma clínica de referência para exames audiológicos e para prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da comunicação humana.

Valores

Dedicação para com a melhor qualidade dos atendimentos, terapias e exames fornecidos.

Áreas de Atuação

afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Refere-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita.

O DPAC é caracterizado por afetar as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Na maior parte dos casos, o sistema auditivo periférico (tímpano, ossículos, cóclea e nervo auditivo) encontra-se totalmente preservado. A principal consequência do distúrbio está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida.

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

A Disfagia é o principal sintoma das doenças do esôfago  e é representada pela dificuldade em deglutir o alimento ingerido no trajeto da orofaringe até o estômago. Ela é queixa comum na prática clínica diária envolvendo várias especialidades na sua investigação.

Os distúrbios da voz se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade (mais fraca ou mais forte), mudanças de tom (mais grave ou mais agudo), diminuição do tempo de fonação (maior necessidade de pausas no discurso)

Refere-se aos distúrbios específicos das habilidades de leitura e escrita, sem envolver, necessariamente, o conteúdo da aprendizagem escolar.

Oferecemos palestras em escolas para pais e professores.

A terapia fonoaudiológica na paralisia facial preconiza reabilitar as funções orais tais como a fala, a mastigação, deglutição, sucção e a expressividade facial. A intervenção deve ser iniciada precocemente, pois a recuperação das funções depende do tipo de comprometimento do nervo, grau e duração do tempo de  reinervação, bem como as suas conexões motoras e sensoriais. Para isso, utiliza-se exercícios mioterápicos com o intuito de trabalhar a musculatura facial e exercícios convencionais.

A respiração oral é uma alteração funcional caracterizada pelo uso da cavidade oral predominantemente na respiração e o desuso da cavidade nasal. Pode ser consequência de um hábito ou obstrução nasal ocasionada por congestão da mucosa nasal e deformidades anatômicas das fossas nasais

A Reabilitação Vestibular (RV) é um método praticado há mais de 70 anos para o tratamento de pacientes com labirintite. Ela baseia-se num treinamento com atividades específicas e customizadas, que devolvem o equilíbrio ao labirinto.

Mais conhecidos como Dislalia, são caracterizados pela dificuldade em pronunciar alguns fonemas, porém a capacidade de compreensão e de escrita é normal.

A fluência é o aspecto de produção da fala que se refere à continuidade, suavidade e esforço. Fluência é definida como a fala de fluxo contínuo e suave, que é decorrente de uma integração harmônica entre os processamentos neurais envolvidos na linguagem e no ato motor. A Gagueira, o transtorno de fluência mais comum, é uma descontinuidade no fluxo de fala caracterizada por repetições (sons, sílabas, palavras, frases), prolongamentos de som, blocos, interjeições e revisões, o que pode afetar a velocidade e o ritmo da fala. Essas disfluências podem ser acompanhadas por tensão física, reações negativas, comportamentos secundários e evitação de sons, palavras ou situações de fala.

O distúrbio do processamento auditivo central caracteriza-se por uma dificuldade em analisar o sinal acústico recebido, mesmo que o indivíduo tenha sensibilidade auditiva preservada. Na fase adulta, o impacto deste distúrbio é mais evidente nos ambientes social e profissional. Na maioria das vezes, a reabilitação convencional de linguagem não contempla as expectativas do paciente. Sendo assim, o treinamento auditivo formal pode ser oferecido como uma abordagem terapêutica para estes indivíduos.

Exames

Convênios

Corpo Clínico

Fga. Jucielli Amaral Silva de Aguiar

Campo de atuação:

  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Leitura e escrita;
  • Terapia do processamento auditivo;
  • Dislexia e TDAH;
  • Motricidade Orofacial (tratamento ortodôntico, respirador oral e deglutição atípica);
  • Atraso de linguagem e trocas fonêmicas (distúrbio articulatório);
  • Voz (disfonia);
  • Audiologia diagnóstico.

Fga. Marilene de Oliveira

  • Pós-graduada em Aprimoramento em dislexia e outros distúrbios de aprendizagem (CEFAC – Ribeirão Preto/SP)
  • Pós-graduada em Processamento Auditivo Central (São Paulo/SP)
  • Especialização em Audiologia Clínica (Instituto de Estudos Avançados da Audição – IEAA – São Paulo/SP).

Fga. Rafaela Ximenes Ferreira

Campo de atuação:

  • Dificuldade escolar (DLE e DPAC) – a partir de 9 anos;
  • Motricidade Orofacial (tratamento ortodôntico) – a partir de 10 anos;
  • Reabilitação Vestibular;
  • Dislalia.

Fga. Viviane Maria Alves de Souza Lima

  • Especialização em Linguagem.

Campo de atuação:

  • Dificuldade escolar (DLE e DPAC) – criança;
  • Motricidade Orofacial (tratamento ortodôntico) – criança;
  • Disfagia (monitoramento e qualidade de vida, reabilitação de pacientes com sequelas de AVC e outras patologias) – adultos e idosos.

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Contato

Clínica Expressão

Fonoaudiologia Clínica e Escolar

SMHN Quadra 02, Bloco A, Sala 701
Edifício de Clínicas,
Asa Norte

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+55(61)3242-9684 

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